Mina Alegria tem operação suspensa temporariamente
A Vale divulgou comunicado informando sobre a suspensão das operações na mina Alegria, do complexo de Mariana, em Minas Gerais, "apesar de suas estruturas se encontrarem estáveis". De acordo com a mineradora, "sob condição de stress, os resultados obtidos nas análises preliminares de suas estruturas foram inconclusivos, não sendo possível garantir sua estabilidade sob tais condições. Os estudos serão aprofundados e, tão logo concluídos com garantia das condições de estabilidade sob condição de stress, as operações serão retomadas". A empresa estima um impacto potencial máximo na produção de aproximadamente 10 Mtpa.
Brucutu
A Vale informou também que teve ciência de decisão proferida pela 1ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte, no âmbito da ação civil pública n° 5013909-51.2019.8.13.0024, ajuizada pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais, que autorizou a retomada das atividades da barragem Laranjeiras e do complexo minerário de Brucutu, bem como intimou a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais (Semad) para que cumpra também a decisão.
As operações de Brucutu permanecem paralisadas aguardando os desdobramentos da referida decisão judicial no âmbito da Semad.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em abril 2025